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Morro acima: hora de melhorar na subida
Lucas Tornioli
Revista 02
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Chega de sofrer com os morros. Veja como melhorar na subida e correr sem medo.
Muitos corredores sofrem com as subidas. O trecho é considerado por muitos o mais indesejado durante uma corrida. Mas isso acontece, muitas vezes, pela falta de preparo do corredor em seus treinamentos. Para que a elevação não seja mais uma dor de cabeça e sim uma solução, separamos dicas para você ir bem morro acima e melhorar na subida.

Na rua

Com os treinos de corrida é importante que você melhore a condição cardiovascular e a biomecânica. “Os treinos intervalados, fartleks, treinos com variações de ritmos em subidas e treinos combinados com trabalho de força e educativos são os mais adequados para este objetivo”, diz o treinador Rodrigo Lobo, da Lobo Assessoria Esportiva.

Na academia

Durante o período de musculação, no qual o atleta vai trabalhar a parte do reforço muscular, existem alguns exercícios que serão fundamentais para aguentar a subida. “Os trabalhos de base, como leg press e agachamento, por exemplo, ajudam que o corredor suporte melhor o esforço durante a subida, dando mais estabilidade e firmeza na hora das passadas”, indica Rodrigo Lobo. Já o os exercícios pliométricos (atividades que envolvem saltos) ajudam no alongamento e no encurtamento muscular. Assim, aumentam a capacidade de gerar mais força muscular, melhorando, assim, o rendimento na subida.

Durante a subida

É fundamental que o corredor alinhe as movimentações dos braços e mantenha sempre o corpo alinhado para frente. O resultado é uma maior impulsão na hora do percurso. Hidratação e repor carboidratos antes da subida são fundamentais para que o corredor chegue com mais energia. Outra dica importante: evite olhar para baixo e não pense no fim da ladeira. Isso pode fazer com que você se sabote pela ansiedade de concluir essa etapa da prova.


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