AC AL AM AP BA CE DF ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RR RS SC SE SP TO
CorridasBR Calendário Resultados Li e Gostei Livros Cadastro


Encontre a sua distância
Olavo Guerra
Sua Corrida
Link para a Matéria Original
Descubra em que tipo de prova você tem mais chance de mostrar seu potencial
A corrida é a escolha de muita gente que quer perder peso e viver uma rotina mais saudável. E o que não falta são oportunidades para os praticantes testarem a performance e superarem seus limites. Ainda bem. Afinal, não é todo mundo que curte correr a mesma distância ou está disposto a mudar toda a rotina de olho em uma prova de muitos quilômetros. Tem gente, por exemplo, que vai bem nos 5 km, mas detesta correr mais do que 10 km. E quem até já fez bons tempos na meia maratona, mas gosta mesmo é de voar em provas curtas.

Para Diego Lopez, diretor técnico da assessoria esportiva Trilopez, de São Paulo, é preciso analisar alguns fatores a fim de descobrir qual distância ou perfil de corrida tem mais a ver com o atleta. “Faixa etária, experiência esportiva, histórico de lesões e tipo corporal, além de gosto pessoal, é claro”, diz. Persistir nos treinos e variar as experiências, de acordo com ele, é o caminho para encontrar uma corrida sob medida para você. “É no dia a dia de treinos que você acaba detectando isso.”

Como exemplo, ele cita corredores com preparo suficiente para correr 21 km ou 42 km, mas que se identificam mais e conseguem resultados melhores em provas de 5 km e 10 km. “Em provas longas, são muitas as variáveis que interferem no desempenho do atleta”, comenta. “Quando você encara uma corrida por várias horas, fatores fisiológicos, como temperatura corporal, pressão, hidratação e glicemia, contam bastante.” Clima e relevo do terreno também influenciam no desempenho, podendo aumentar ou diminuir a motivação e fazer um atleta gostar mais ou menos de determinado tipo de prova. Com uma boa orientação profissional, fica mais fácil descobrir qual corrida tem a sua cara.

QUAL É A SUA DISTÂNCIA?

4 km a 6 km

As distâncias são a porta de entrada no mundo das corridas de rua para quem está dando os primeiros passos na modalidade. Mas também são alternativas para atletas mais experientes durante a preparação para competições mais longas ou mesmo para superar seus tempos em provas curtas.

8 km a 16 km

Essas distâncias são ideias para consolidar um corredor que já tenha completado algumas provas mais curtas. Também são ótimas para atletas com mais experiência e que estão treinando para uma meia maratona ou, simplesmente, querem melhorar suas marcas.

21 km a 30 km

Participar de uma meia maratona é o primeiro passo na carreira de um corredor em direção a provas longas. Para encarar uma meia ou provas com até 30 km, o atleta precisa ser capaz de completar de 10 a 15 km com tranquilidade. Treinos a partir de 21 km também costumam fazer parte dos treinos longos de maratonistas.

Acima de 30 km até maratona

Os 42 km de uma maratona são o sonho de vários atletas e demandam mudanças importantes na rotina de alimentação e treino. Por isso, há também corredores experientes de meia maratona ou até distâncias menores que não têm a maratona como meta. Vale lembrar que antes de completar os 42 km é indicado concluir antes algumas provas de 5 km, 10 km, 15 km e 21 km. Quanto mais experiência em outras distâncias, melhor para o corredor.


Partilhar

Matérias sobre Iniciantes
4 dicas para quem está acima do peso e quer correr
Corredores com quilos extras necessitam de uma série de cuidados, o que não quer dizer que não estão aptos para as atividades físicas.
Os 10 erros mais frequentes na preparação e nas provas de 5 km e 10 km
Belino Coelho, diretor técnico da Elite Assessoria Esportiva revela neste artigo os 10 erros mais cometidos pelos corredores
A importância da caminhada
Entenda a importância da caminhada para o combate do sedentarismo e veja dicas para se manter motivado
Primeira corrida sem erro
Tudo que você precisa saber para que nada atrapalhe sua grande estreia
5 Dicas para respirar melhor durante a corrida
Pela boca ou pelo nariz? De forma longa ou curta? Treinador responde estas e outras dúvidas comuns sobre este assunto
Excesso de peso: cuidados ao começar a correr
Três dicas preciosas para começar a correr quando se está com o excesso de peso
Não dê o passo maior que as pernas
Atletas que começaram a correr
Publicidade
AC AL AM AP BA CE DF ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RR RS SC SE SP TO
Email: contato@corridasbr.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/CorridasRJ-1556838351303128
Twitter: https://twitter.com/CorridasRJ