AC AL AM AP BA CE DF ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RR RS SC SE SP TO
CorridasBR Calendário Calendário por Cidade Resultados Li e Gostei Livros Cadastro


Novo desafio: hora das corridas de montanha!
Lucas Tornioli
Revista 02
Link para a Matéria Original
Cansado do asfalto? Então chegou a hora de fazer a transição para as corridas de montanha
Sair do asfalto e partir para as trilhas e montanhas pode ser uma experiência válida para quem busca fugir da rotina das corridas de rua. Porém, nem sempre a transição é algo simples e, por isso, requer alguns cuidados. “Sempre digo que o tipo de terreno é o primeiro e principal ponto que o atleta vai estranhar. Por ser um terreno irregular, o corredor tem que entender que, em muitos momentos, caminhar é necessário para um bom resultado em uma prova de montanha”, explica o treinador José Virginio, diretor técnico da JVM Trail Run Assessoria.

Veja mais dicas a seguir e comece a encarar, sem erros, as corridas de montanha!

Adaptação

Treinar em lugares gramados ou de terra seca é ótimo, pois eles não trazem tanta diferença em relação ao asfalto e já te prepararam para as corridas de montanha. Outro ponto positivo em treinar nestes ambientes é que corredor tem menos impacto nas articulações – e usa mais força muscular.

Reforço muscular

Uma das principais diferenças entre correr na rua e nas trilhas está relacionada ao nível de esforço muscular. Intensificar o treino na academia, portanto, é fundamental. Um dos treinos indicados pelo o treinador José Virginio é o método RML (Resistência Muscular Localizado), que leva o músculo a trabalhar em seu máximo de esforço. Para adaptá-lo à sua rotina, converse com o seu treinador.

Comece devagar

“Iniciar com as distâncias menores, como 6 km e 12 km é melhor forma para que o atleta não se frustre com o tempo de prova, pois não será o mesmo da rua/asfalto”, explica Virginio. Arthur Borelli, corredor de montanha e colunista da O2, fala como foi difícil a transição entre as duas modalidades: “Não foi fácil, até porque eu tinha algumas deficiências técnicas na própria corrida de rua. Busquei um treinador que dominasse o assunto para evoluir de acordo com meus objetivos. Logo de cara ficou claro que deveríamos dar alguns passos pra trás para adquirir mais experiência e, aí sim, arriscar mais”.

Treino

Procure um expert no assunto, pois será necessário aprender algumas artimanhas da corrida de montanha. “Aprender a andar rápido, saber que algumas vezes será mais eficiente andar do que correr e dar uma atenção aos treinos de propriocepção (exercícios de equilíbrio e saltos quem podem ser feitos na terra) é importante nessas provas”, concluí Virgínio. Treinos de musculação, funcionais e pilates também são boa opção, pois desenvolvem força, mobilidade e resistência.


Partilhar

Matérias sobre Trilhas e Montanhas
Novo desafio: hora das corridas de montanha!
Cansado do asfalto? Então chegou a hora de fazer a transição para as corridas de montanha
Fortaleça o Abdômen e se dê Bem nas Trilhas
Fortaleça o abdômen e ganhe rendimento na corrida de montanha; aposte nestes três exercícios
Os Dez Mandamentos da Corrida de Montanha
Todo corredor que treina e compete em trilhas nas montanhas deve seguir alguns dogmas de boas maneiras na natureza que eternizarão o esporte
Corrida de montanha exige preparo e cuidado com joelhos e tornozelos
Quem deseja se aventurar nas provas de trail deve fortalecer a musculatura da perna e quadril, além de mostrar mais agilidade, coordenação e equilíbrio
Corrida de Montanha para Corredores de Rua
Algumas Dicas para Corridas de Montanha
Como adaptar o corpo para correr em trilhas?
Mesmo quem corre há bastante tempo no asfalto precisa passar por um período de adaptação para se dar bem no trail run
Publicidade
AC AL AM AP BA CE DF ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RR RS SC SE SP TO
Email: contato@corridasbr.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/CorridasRJ-1556838351303128
Twitter: https://twitter.com/CorridasRJ