AC AL AM AP BA CE DF ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RR RS SC SE SP TO
CorridasBR Calendário Calendário por Cidade Resultados Associações Li e Gostei Livros Cadastro


6 dicas para ganhar velocidade na corrida
Leticia Lima
Revista 02
Link para a Matéria Original
Confira algumas dicas importantes para o corredor iniciante ganhar velocidade na corrida
O início de toda atividade física pode ser bem empolgante e prazeroso. Aproveitar esse ânimo para aprimorar os fundamentos no esporte e evoluir é uma estratégia eficiente. Na corrida não é diferente. É possível sentir-se bem nos treinos, ver os resultados do corpo e ainda melhorar a cada dia.

Existem algumas dicas essenciais para o iniciante na corrida ganhar mais velocidade e ter um rendimento ainda melhor. Analisar as passadas e ter cuidados na respiração são algumas delas. Confira:

Preste atenção nos seus pés

Durante os treinos, preste atenção no movimento dos seus pés. Com um relógio, calcule em quanto tempo você consegue dar suas passadas e descubra seu pace. A partir disso, tente aprimorar e aumentar gradativamente a velocidade a cada treino.

Faça vídeos

Pode parecer bobeira, mas muitos atletas usam essa técnica para ver se realmente os treinos estão evoluindo. Por isso, peça para um amigo ou personal gravar seus treinos e comece a comparar com as corridas da semana anterior. Se notar que não houve mudança, é hora de aperfeiçoar o seu treino e exigir mais do seu corpo.

Controle a respiração

Não existe uma regra que determine se o certo é respirar pela boca ou pelo nariz, mas os treinadores recomendam que o mais importante é o corredor respirar da maneira que o deixe mais à vontade. Quanto mais os treinos aumentam, melhor fica a respiração e o fôlego.

Varie os treinos

“A proposta é um dia com treinamento de alta intensidade (o conhecido treino forte) e no dia seguinte um treino mais leve ou a prática de atividades que não excedam o esforço regular e adequado aos membros inferiores”, indica o treinador Paulo Rennó.

Aposte nas subidas

A prática do treinamento em subidas é importante para o atleta que aposta no melhor desempenho. “A recomendação é variar os treinos em pisos diferentes (parte deles deve acontecer no ritmo pretendido para a prova), bem como associar a treinos educativos, leves”, explica o treinador.

Comece modalidades de treinos especiais

Treinadores e personal podem passar treinos diferentes para melhorar o rendimento. Um bastante conhecido no mundo da corrida é o Fartlek. “O Fartlek tem como característica elementar ser totalmente desestruturado, ou seja, passar por estímulos fortes e brandos, sem tempo pré-definido para cada um dos estímulos. Na prática, representa-se dessa forma: 1′ forte, 1’30 leve, 40″ forte, 35″ trote, seguindo sucessivamente conforme o planejamento do treino”, indica Paulo Rennó.


Partilhar

Matérias sobre Treinamento
Tipos de treino de corrida para quebrar a monotonia
Apesar de a corrida ser uma atividade simples, calçar um par de tênis e sair correndo por aí sem planejamento e um mínimo de conhecimento pode ser não apenas chato como também perigoso.
6 dicas para ganhar velocidade na corrida
Confira algumas dicas importantes para o corredor iniciante ganhar velocidade na corrida
Morro acima: hora de melhorar na subida
Chega de sofrer com os morros. Veja como melhorar na subida e correr sem medo.
Estratégia mental na corrida
Fator fundamental é deixado de lado por muitos corredores e ele é quem nos boicota na maioria das vezes.
O que treinar quando o tempo está curto?
Saiba como deve ser o treino de musculação e que exercícios devem ser priorizados quando não se tem muito tempo para treinar.
Entenda a importância do Desaquecimento
Essa etapa é fundamental após todos os treinos, principalmente os mais exaustivos.
10 dicas para a sua recuperação pós-treino
A recuperação pós-treino é tão importante quanto a sua dedicação durante a corrida
Publicidade
AC AL AM AP BA CE DF ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RR RS SC SE SP TO
Email: contato@corridasbr.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/pages/CorridasRS/1446556788985477
Twitter: https://twitter.com/Corridas RS